segunda-feira, 1 de julho de 2013

Obaluaê "Senhor da Terra"


Obaluaê quer dizer "rei e dono da terra". Sua veste é palha e com ela esconde o segredo da vida e da morte. Está relacionado a terra quente e seca, como o calor do fogo e do sol - calor que lembra a febre das doenças infecto-contagiosas. Domina completamente as doenças que rege e, ao mesmo tempo em que as causa, tem poder de cura sobre elas. 

O dia da semana consagrado a ele é segunda-feira. Suas cores são, geralmente, o preto e o branco e sua saudação é Atotô - Silêncio, ele esta entre nós.

Características dos filhos:


Nunca estão totalmente satisfeitos, sempre querem mais...

Mesmo quando acham que tudo está contra eles, persistem em seus propósitos.

Para os filhos de obaluaê importam os fins, não os meios. Aparentemente fortes, são na verdade frágeis e volúveis e se sujeitam a rígidas disciplinas e regras morais.

Os filhos deste Orixá sofrem com muitos problemas de saúde, em sua maioria, que se arrastam por anos, geralmente desde criança ou desde o nascimento. São doces, fiéis, dedicados e amigos de verdade, mas também são reclamões, rabugentos e um tanto mal-humorados. Aparentam ter mais idade do que realmente tem e seus pensamentos são de pessoas maduras, o que os ajuda a não agirem como crianças ou serem irresponsáveis.

São intuitivos, gostam de ordem, disciplina e quando querem, fazem e ajudam a todos sem exceção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário