quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quaresma na Umbanda

Vou falar um pouco da quaresma e da importância de manter um equilíbrio mental e espiritual, mas primeiramente vamos entender o início da quaresma e o que ela significa.

A palavra quaresma vem do latim quadragésima, tem início na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa e é utilizada para representar o período de quarentena espiritual, ou seja, quarenta dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. Essa comemoração data-se do início do século IV. 

A quaresma dura na verdade 47 dias, uma vez que no calendário litúrgico, os domingos não são contados, perfazendo então os 40 dias.

O período é reservado para reflexões e crescimentos espirituais, um momento de recomeço, um renascimento como o de Jesus Cristo, quando onde os fiéis devem intensificar a prática dos princípios essenciais de sua Fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.


A Quaresma na  Umbanda

Podemos resumir a época de quaresma como sendo um período de grande movimentação espiritual, quando muitos aguardam para seu recomeço e renascimento. 

Muitos espíritos recebem, nessa época, a oportunidade de se redimirem e ganhar a absolvição, porém alguns desses espíritos, que foram aprisionados de acordo com a lei e a justiça divina, se aproveitam nesse instante para se libertarem e voltar a fazer o mal, principalmente àqueles que o aprisionaram. Por isso é muito importante nos cuidarmos durante o período de quaresma, principalmente os que desenvolvem a sua mediunidade, pois é através dela que muitos desses espíritos se aproveitam e se demonstram. 

Sendo assim, devemos tomar alguns cuidados: evitar brigas, contendas e desavenças e eliminar sentimentos impuros. Devemos vigiar nossas ações nesse período.

Como fazer para nos proteger e evitar esse tipo de interferência nas nossas vidas e nos nossos trabalhos espirituais? Como fazer para que esse período não influencie em nossas decisões e atitudes? 

Há quem diga que nesse período não devemos trabalhar nossa mediunidade, muito pelo contrário, é nessa época que NÃO DEVEMOS PARAR, é nessa época em que o mal trabalha à vontade, que os Terreiros devem estar preparados para, com o auxílio das Entidades de Luz, denunciar qualquer trabalho negativo que venha atrapalhar seus Filhos de Fé ou Consulentes. 

Atualmente, interromper os trabalhos na Quaresma é descabido, é ingenuidade, é desconhecer que os inimigos trabalham nas trevas e se aproveitam das nossas energias, ou seja, estaremos desprotegidos na mão do inimigo. 

O terreiro é um pronto-socorro espiritual, os irmãos necessitados que buscam ajuda e não escolhem períodos determinados para solicitar auxilio e seria muito contraditório achar uma porta fechada justo no momento de maior precisão.

Muitos daqueles que trabalham na Magia para fazer o mal, têm na quaresma um período propício, portanto devemos tomar cuidado, mantendo nossas firmezas ativas como de Anjo de Guarda, utilizando banhos e defumação. Para quem não costuma acender vela para o seu Anjo de Guarda essa é uma ótima oportunidade para começar, firme uma vela de 7 dias branca sobre um papel com seu nome escrito, faça a oração de Anjo de Guarda e coloque copo com água ao lado (essa água deve ser trocada todos os dias). 




Cada umbandista sabe que a mudança faz parte do aprendizado e crescimento espiritual, devemos vencer os demônios da vaidade, inveja, egoísmo e tantos outros, para merecer a oportunidade de trabalhar na corrente de um terreiro.

Umbandista, entre nesta vibração que está sendo gerada pelos seguidores de várias religiões e retire o melhor que puder para sair renovado e ter condição de assumir a grande e difícil responsabilidade de ajudar o próximo, sem julgamentos, sem preconceito, seguindo mais uma vez o exemplo do mestre.




“A tradição de se fechar os Templos de Umbanda quando não havia liberdade de crença, não tem razão de ser no mundo atual. Muito ao contrário, é nessa época que NÃO DEVEMOS PARAR, é nessa época em que a Quimbanda maligna trabalha à vontade, que o Templo deve estar preparado para, com o auxílio das Entidades de Luz, denunciar qualquer trabalho negativo que tenha sido feito para atrapalhar seus Filhos de Fé ou Frequentadores. Atualmente, interromper os trabalhos do Templo na Quaresma é descabido, é ingenuidade, é desconhecer que os inimigos trabalham nas trevas e que se não temos o Preto-Velho, o Caboclo ou qualquer entidade que possa nos avisar do mau feito, estaremos desprotegidos, descobertos, ou seja, nas mãos do inimigo. É preciso URGENTEMENTE esclarecer que a Quaresma não é Afro, é hebraico-europeia, e que já não é preciso se esconder de ninguém, pois nossa Constituição nos assegura o direito à liberdade de crença e os padres já não podem mais nos queimar nas fogueiras da inquisição. Por isso, vamos abrir nossos Templos de Umbanda na Quaresma e cuidar com amor dos nossos Filhos de Fé.” 
(Babalaô Ronaldo Antônio Linares – Federação Umbandista do Grande ABC) 

Prece de Anjo de Guarda



Santo Anjo Protetor, Meu Zeloso Guardador

Se Em Ti Confiaste A Piedade Divina
Sempre Me Rege, Me Guarde, Me Governe e Me Ilumine,
QUE ASSIM SEJA!

16 comentários:

  1. Perfeito. ..parabens pela materia. Muito Axé a todos e que está corrente do bem cresca cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal Parabéns pela matéria sempre q posso acompanho as publicações que estão maravilhosas , continuem assim. Axé irmãos de fé.

    ResponderExcluir
  3. João Teles Mendonça18 de fevereiro de 2015 19:02

    Adorei o post, muito esclarecedor , parabéns e obrigado pela matéria. Axé

    ResponderExcluir
  4. Adorei a publicação , muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Julio Mendonça Marcelino19 de fevereiro de 2015 06:49

    Muito legal este tema já que estamos na quaresma, apreciei muito esta publicação .Axé irmão

    ResponderExcluir
  6. Super legal está publicação de voces .adoro a suas matérias continuem assim.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelos trabalhos deste blog, estou notando um crescimento pelos temas abordados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos por sua leitura irmão(ã) e por estar acompanhando nosso Blog. Esperamos que as matérias estejam agradando a todos. Caso tenha alguma sugestão de tema para postarmos por aqui, sua sugestão será bem vinda! Axé!

      Excluir
  8. adorei ,muito bom texto, bastante claro, obrigada.

    ResponderExcluir