Sincretismo Religioso
Olá irmãos, nossos queridos leitores!
Como vão? Espero que bem!
Esclareceremos hoje um pensamento MUITO comum em boa parte dos umbandistas e àqueles que chegam à Umbanda em um primeiro momento:
"Oxalá é Jesus Cristo? São Jorge é Ogum?"
Sim e não, não e sim, depende do ponto de vista e do momento histórico em que estamos inseridos. Ficou confuso? É bem fácil, deixa eu explicar. Em 1500, quando Portugal iniciou a ocupação do Brasil, o país era composto basicamente por índios nativos e religiosos católicos, em sua maioria padres, que tinham como objetivo catequizar e "civilizar" aqueles que aqui viviam. Nosso país era visto como um baú de tesouros e desde sempre foi vítima da extração de minérios e das produtividades da nossa rica fauna e flora.
Como se não bastasse escravizar os índios, os portugueses enviaram embarcações repletas de escravos vindo de todo continente africano para aumentar a produtividade de colheita e exportação dos recursos. Isso se deu ano após ano até 1888.
Muitos desses negros, tratados de forma desumana por séculos, tinham origem Yorubá/Iorubá e viviam em uma região que hoje corresponde aos países de Togo, Nigéria e Benin. Apesar de tanto sofrimento, possuíam uma influência religiosa forte e uma fé aparentemente inabalável, trazendo consigo sua crença por entre os oceanos. O Candomblé chegou ao Brasil escondido e com ele a força e a esperança de dias melhores.
Justamente por estarem sob a condição de escravos e do país ter como religião oficial e obrigatória o catolicismo, os Yorubás não podiam praticar livremente sua crença. Para poder cultuar aqueles que traziam o mínimo de conforto a eles, criaram associações dos Orixás com os Santos Católicos, e foi exatamente aqui que surgiu mais um de nossos "mistérios".

E se é São Jorge ou Ogum, Oxalá ou Jesus, pouco me importa. Se te leva à Deus, à sua fé e a algo maior, então está mais do que certo. Todos e tudo é Deus, Deus está em tudo e todos.
"É muito amor para pouco Santo. O Santo vira dois: é Santo, é Orixá."
Gloria Bonfim
Oxalá - Jesus
Ogum - São Jorge
Oxóssi - São Sebastião
Obaluaê - São Lázaro ou São Roque
Xangô - São Jerônimo
Exú - Santo Antônio
Iemanjá - Nossa Senhora da Conceição/ Navegantes
Iansã - Santa Barbára
Oxum - Nossa Senhora Aparecida
Nanã - Santa Ana
Lembrando que essas associações podem variar conforme a região do país, tá bom?
Muito axé!
Comentários
Postar um comentário