Sincretismo Religioso

Olá irmãos, nossos queridos leitores!
Como vão? Espero que bem!

Esclareceremos hoje um pensamento MUITO comum em boa parte dos umbandistas e àqueles que chegam à Umbanda em um primeiro momento:

"Oxalá é Jesus Cristo? São Jorge é Ogum?" 

Sim e não, não e sim, depende do ponto de vista e do momento histórico em que estamos inseridos. Ficou confuso? É bem fácil, deixa eu explicar. Em 1500, quando Portugal iniciou a ocupação do Brasil, o país era composto basicamente por índios nativos e religiosos católicos, em sua maioria padres, que tinham como objetivo catequizar e "civilizar" aqueles que aqui viviam. Nosso país era visto como um baú de tesouros e desde sempre foi vítima da extração de minérios e das produtividades da nossa rica fauna e flora. 

Como se não bastasse escravizar os índios, os portugueses enviaram embarcações repletas de escravos vindo de todo continente africano para aumentar a produtividade de colheita e exportação dos recursos. Isso se deu ano após ano até 1888.

Muitos desses negros, tratados de forma desumana por séculos, tinham origem Yorubá/Iorubá e viviam em uma região que hoje corresponde aos países de Togo, Nigéria e Benin. Apesar de tanto sofrimento, possuíam uma influência religiosa forte e uma fé aparentemente inabalável, trazendo consigo sua crença por entre os oceanos. O Candomblé chegou ao Brasil escondido e com ele a força e a esperança de dias melhores. 

Justamente por estarem sob a condição de escravos e do país ter como religião oficial e obrigatória o catolicismo, os Yorubás não podiam praticar livremente sua crença. Para poder cultuar aqueles que traziam o mínimo de conforto a eles, criaram associações dos Orixás com os Santos Católicos, e foi exatamente aqui que surgiu mais um de nossos "mistérios".

Contudo, apesar dos anos terem passado, hoje ainda vemos terreiros de Umbanda que possuem imagens de Santos Católicos em seus altares. As imagens tem forte representatividade e importância, mas trataremos desse assunto em uma próxima matéria. A questão principal é: "Na casa de meu Pai há muitas moradas.” (João, 14:2) 

E se é São Jorge ou Ogum, Oxalá ou Jesus, pouco me importa. Se te leva à Deus, à sua fé e a algo maior, então está mais do que certo. Todos e tudo é Deus, Deus está em tudo e todos.

"É muito amor para pouco Santo. O Santo vira dois: é Santo, é Orixá." 
Gloria Bonfim

Vamos as associações?

Oxalá - Jesus
Ogum - São Jorge
Oxóssi - São Sebastião
Obaluaê - São Lázaro ou São Roque
Xangô - São Jerônimo
Exú - Santo Antônio

Iemanjá Nossa Senhora da Conceição/ Navegantes
Iansã - Santa Barbára
Oxum - Nossa Senhora Aparecida
Nanã - Santa Ana

Lembrando que essas associações podem variar conforme a região do país, tá bom?


Muito axé!

Comentários