Sete dicas para um Cambono

Caro Cambono, essa foi uma das coisas mais incríveis que já vivenciei. Aprendi. Errei. Busquei respostas em milhares de livros para perguntas intermináveis, mas só depois de alguns anos fui capaz de compreender que o tempo era o livro que um dia eu tanto procurei, e que hoje compartilho com vocês.

Mas, antes de começar, gostaria de te fazer um pedido.... Receba toda a espiritualidade com amor. Ajoelhe, bata cabeça, dance junto, abrace, peça agô, viva e sinta tudo com intensidade, pois são momentos únicos que tornam essa parte da nossa história, e essa função, inesquecível...

1. CONHEÇA A CASA ONDE VOCÊ TRABALHA.

Não é porque você já passou por outras casas antes e tem um conhecimento de como se aplica a função, que você não precisa conhecer e entender como a casa, de que agora você faz parte, trabalha.

Converse com o Dirigente, ou alguém que possa lhe ajudar, e tire suas dúvidas sempre que necessário. Busque inteirar-se de seus fundamentos, costumes e preceitos, e respeite-os.

2. PREPARE-SE.

Todo e qualquer médium integrante de uma corrente mediúnica deve se preparar para os trabalhos que acontecerão ao longo do dia, isso inclui você. Sim, você. Por isso, siga os preceitos, acenda sua vela, tome seus banhos, cante pontos e lembre-se: o seu contato com a espiritualidade começa aqui.

3. ORGANIZE-SE.

Nada de chegar correndo no Templo ou se atrasar, organize seu tempo e faça tudo com calma. O trabalho começa com a sua preparação e seu comportamento influi nisso.

Mantenha seus objetos pessoais organizados, seu material com nome e sempre próximo a você. Essa organização poupa correria durante os trabalhos e facilita o atendimento, você vai ver. Não sabe o que levar? Comece por fósforos e uma caneta.

4. ESTUDE.

O estudo é fundamental em todo caso e cargo. Essa é a única coisa que poderemos levar desse plano e, com toda certeza, isso te ajudará, e muito, ao longo dos trabalhos. É como uma parceria: a entidade fala, o consulente ouve e você esclarece, mas para esclarecer, é preciso conhecer.

5. CONCENTRE-SE E PARTICIPE.

A concentração é essencial para o bom andamento dos trabalhos, por isso, mantenha a sua. Afaste-se de conversas paralelas e foque no seu atendimento, o médium e a espiritualidade estão contando com você. Sim, eles usam a sua energia para trabalhar e sempre vão usar. 

Cante, dance, bata palmas, participe... Você, junto aos Ogãs, também é responsável por manter a energia firme. Não se esqueça disso.

6. CONVERSE COM O MÉDIUM, CONHEÇA SUA ESPIRITUALIDADE.

Sim, eu sei que você sabe atender uma entidade, dar uma pemba, encher sua cuia e acender seu charuto, entretanto, cada uma delas tem um jeito único e especial de trabalhar, seus paramentos e seu ponto de força, e nós não somos obrigados a saber cada um deles, mas, podemos e devemos aprender. Converse com o médium, conheça seu material de trabalho e pergunte como costuma ser o atendimento para você estar preparado. Isso te dará mais segurança e ao médium confiança, garanto.

Não deixe de verificar se ele tem problemas como diabetes ou hipoglicemia, por exemplo, para que você possa estar auxiliando-o. Aqui, peço que tenha atenção, não tire suas conclusões de maneira precipitada e entenda: a espiritualidade não pode interferir no que é físico ou patológico, por isso, é preciso estar atento. Eu sei, isso pode parecer bobo neste momento, mas faz uma grande diferença, acredite em mim.

7. SORRIA, TENHA EMPATIA.

Sempre me falaram sobre a importância de um sorriso, e eu não entendia o motivo até precisar de um. Sim, estive do lado de fora precisando de um ombro amigo, e hoje eu sei que um sorriso no meio de tanta tristeza, faz a diferença. Então, tenha empatia por aqueles que vão ali buscar ajuda, receba-os com carinho e mostre que são bem-vindos.

São coisas simples como essas, que mudam nossa rotina, daqueles com quem nós trabalhamos e ajudamos. E, pouco a pouco, no meio de tudo isso, vamos descobrindo como melhorar a nós mesmos e aqueles para qual sorrimos...

Um grande abraço!

Comentários