O Despertar Mediúnico: Através dos Sonhos...

Olá irmãos! 
Como vocês tem passado? 

Há muito tempo iniciei a escrita dessa matéria e sem nem mesmo me recordar os motivos, parei de escrevê-la. Mas nessa semana, após passar em consulta com um amado Preto Velho, senti necessidade de retornar essa escrita em especial, não apenas porque esse é um assunto delicado, mas principalmente porque nós, médiuns, muitas vezes nos perdemos na fronteira entre o que é ou não "real" e isso pode ser ensurdecedor, sei do que falo. Aliás, aqui estou para dividir um pouco do que estudei e também já vivenciei. Estão prontos para essa louca viagem? 

Eu nunca pensei que um sonho, do mais lindo ao mais trevoso, pudesse ter tanto significado próprio até chegar na religião, nos braços da espiritualidade, talvez porque apenas aqui eu tenha realmente entendido que somos um instrumento, um canal de comunicação que jamais desliga. É a frase clichê que você jamais deixará de escutar: Somos médiuns 24h, 7 dias por semana, não há como negar!

Nascer para a religião é como despertar, encarar o mundo com outros olhos, ver beleza e esperança onde para muitos não há, e os sonhos quando entendidos como parte disso, parte desse renascimento e da mediunidade, em meu significado próprio representa o "despertar mediúnico". Tá aí o nome da matéria!

E agora você deve estar se perguntando, por que quanto mais ciente da minha mediunidade e mais domínio eu aprendo a ter sobre ela, mais as coisas parecem acontecer comigo? A resposta é simples, porque agora sim nos tornamos preparados para lidar com cada um desses eventos e adquirimos uma consciência expandida sobre o assunto. 

Então o que antes parecia ser uma noite tranquila de sonhos ou pesadelos, agora ganha outro significado: premonição, intuição, avisos, desdobramentos... passado, presente e futuro. São infinitas as possibilidades e, também, nossa procura por significados.

A verdade é que não há um manual de instruções para a interpretação de nossos sonhos, há conhecimentos gerais baseados no senso comum, que trazem conforto para nossas consciências e apenas isso. Quem nunca ouviu dizer que sonhar com "morte" representava a "vida" e sonhar com "dente" representava a "morte"? Pois é!

Para os mestres da Psicologia e Psiquiatria, os sonhos são representações do nosso inconsciente onde ficam armazenadas todas as informações já adquiridas, nossos mais profundos conhecimentos e nossas emoções e impressões sobre elas. Dessa forma, os sonhos ganham sentido a partir desses complexos. 

Para nós, espiritualistas, os sonhos ganham um sentido ainda maior, pois acredita-se que durante o sono atuemos no mundo espiritual através do fenômeno de desdobramento mediúnico, imprimindo nossas impressões, imagens e sensações em forma de sonho, e quando não, as lembranças de vidas.

Conforme o tempo foi passando dentro da Umbanda, fui entendendo a partir das minhas próprias experiências que é possível sim lembrarmos das nossas atividades espirituais noturnas, mas é preciso que tomemos cuidado com as interferências propositais nos famosos processos obsessivos. Para este último, eles geralmente se usam de medos e situações dispostas em nosso íntimo para nos perturbar. Geram incomodo, frustração e medo fazendo com que baixemos a guarda sem nem perceber, e como uma amiga certa vez me disse "uma mentira contada várias vezes se torna uma verdade" e aqui é que reside o verdadeiro perigo, sei que nem é preciso discorrer o porquê.

Como uma forma de comunicação e o canal que somos, a espiritualidade pode, então, se aproveitar desse momento para nos fornecer orientações e avisos. Quem nunca sonhou em ter conversado com uma pessoa ou entidade específica, mas não se recorda exatamente o que foi dito? Se esse é seu caso, fique tranquilo! O que precisa ser absorvido fica armazenado em nosso inconsciente, surgem como ideias ou pensamentos posteriormente. Mesmo assim, sempre peço para que a espiritualidade me mostre com propriedade aquilo que é preciso, e por vezes me recordo com clareza.

Mas se você até se recorda do que foi dito e não consegue se lembrar com quem sonhou, te deixo uma dica: busque fechar os olhos, sentir a energia que te percorreu durante o sonho e entender o sentimento que isso gera em você, isso é muito importante, faz parte de um processo de reconhecimento incrível. 

Te afirmo isso, pois até eu ter um sonho que é muito especial para mim, eu não entendia o que acontecia. Naquela noite, quando me dei conta já estava no terreiro, o Dono da Casa apareceu, não via seu rosto, parecia escondê-lo sob sua capa, mas reconhecia a mesma. Disse algumas coisas das quais não me lembro e volitamos até a tronqueira onde ficamos trabalhando durante quase toda minha lembrança. No final, me agradeceu, seu abraço foi a chave para que eu despertasse e soubesse que aquilo tinha sido real, pois parecia ter sido abraçada no instante em que abri os olhos. 

Quando fui questioná-lo sobre, nem precisei terminar a frase e ele logo me trouxe as respostas que tanto buscava: "Em algum lugar precisamos trabalhar, moça. Há muito mais do que apenas esse trabalho físico a ser feito. Agradeço por seu auxílio." E então, sempre que sonho com S. Capa Preta, sua energia me é reconhecível. 
Costumo dizer que é uma honra servi-lo!

Com o tempo as lembranças foram ganhando cores, formas e conteúdos diferentes. Os locais que lembro de já ter percorrido são variados, algumas vezes acompanhada por dois homens que transmitem segurança e apoio, uma energia firme e boa. Dessa forma, buscando me apoiar no suporte que me é oferecido, sigo naquilo que a mim foi direcionado, me recordando apenas do que é permitido. 

Se você me permite um conselho a esta altura da matéria, não tenha medo. Confie na espiritualidade, nos guardiões e mentores que te acompanham. E quando sentir algo que te deixe desconfortável, peça-lhes ajuda. 

Até entender e conhecer os limites entre nossa psiquê e nossa vivência espiritual, não sabia diferenciar os sonhos. Isso é algo particular atrelado ao nosso íntimo. Por isso, no maior dos ensinamentos que já tive aprendido com a Yá, é impossível interpretar o sonho do outro quando todos estão relacionados ao nosso particular. Apenas você é capaz de saber se é ou não um aviso, se foi ou não uma vivência espiritual ou quem sabe uma projeção do seu inconsciente. Apenas você com base na sua realidade e experiência.

E quando nada te acrescentar o sonho em que teve, ou te gerar sentimentos incompreendidos, peça para que a espiritualidade te mostre de outra maneira se assim for possível , e desapegue-se desta lembrança, deixe-a ir. Se for o caso, no momento certo ela virá à tona.

Encerro essa matéria com um trecho da última conversa que tive com o "Vô", a mesma que me inspirou a retornar essa escrita. Ele disse que os sonhos são parte da mediunidade de cada um de nós, para uns ocorre de modo mais frequente, pois possivelmente aprenderam a lidar com os mesmos, e para outros de forma mais sucinta, mas para todos devem ser entendidos como representação da confiança da espiritualidade em cada um de nós, e cabe a nós, apenas a nós, decidir o que fazer com cada uma dessas informações que nos são passadas. 

ANOTA AÍ - DICA DE EXPERIÊNCIA: Caro irmão, siga sua intuição, ouça o seu coração. Quando a dúvida surgir, peça que a espiritualidade a esclareça. Quando duvidar, tente acreditar. Feche os olhos, busque a energia e os sentimentos como acima eu disse, e quando menos esperar, tudo isso irá se tornar mais claro, mais fácil. Prometo! Jamais tenha medo...

Comentários